sábado, 16 de janeiro de 2016

A lei dos mandamentos

A LEI, O SÁBADO, O PECADO E A GRAÇA (PARTE I) – Há duas espécies de pecado: o inconsciente e involuntário e o consciente e voluntário. “Se dissermos que não temos pecado”, escreveu o apóstolo João, “enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1 João 1:8). O apóstolo aqui fala do pecado involuntário que cometemos quando surpreendidos pelo inimigo. Mas acerca do pecado voluntário, ele diz: “Quem comete pecado é o diabo” (1 João 3:8). Os que pecam voluntária e conscientemente, a menos que se arrependam em tempo e abandonem o pecado, não se salvarão. “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível do juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26, 27).

Para que possamos evitar o pecado, necessitamos saber em que consiste o pecado. E isto é muito fácil. Há um código que nos faz conhecer o que é e o que não é pecado. “Pela Lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). Para sabermos se determinado ato é ou não pecado, devemos consultar a Lei. Admitamos a hipótese de querermos saber se é pecado fazer, em dia de domingo, trabalhos ordinários. Consultemos então o código que é a Lei de Deus. A mesma não proíbe trabalhar no domingo. Sabemos, então, pela Lei, que trabalhar no domingo não é pecado.

Queremos, por exemplo, saber se roubar é pecado. Consultamos a Lei. Ela diz: “Não furtarás” (Êxodo 20:15). Sabemos, então, pela Lei, que furtar é pecado. Outro exemplo: Queremos saber se é pecado violar o Sábado – o sétimo dia da semana. Consultando a Lei, vemos que ela diz: “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar... não farás nenhuma obra...” (Êxodo 20:8-11). Diante desta declaração da Lei, pela qual conhecemos o que é e o que não é pecado, sabemos, com toda certeza que transgredir o Sábado é pecado.

Negar esta verdade importa em rejeitar o ensino da Bíblia, pois a mesma nos diz claramente que “pela Lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). Não há nenhum outro código que nos revela o pecado. Disse o apóstolo Paulo: “... eu não conheceria o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás” (Romanos 7:7). A Lei que diz “Não cobiçarás” é a dos Dez Mandamentos. Seguindo o exemplo do apóstolo, nós também não conheceríamos pecado em transgredir o Sábado, se a Lei não dissesse: “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar”.

Não pode existir o pecado sem que haja uma norma cuja transgressão seja o pecado. Essa norma é justamente a Lei de Deus. “O pecado consiste na transgressão da Lei” (1 João 3:4). Outra tradução, mais literal, reza: “O pecado é o quebrantamento da Lei” (1 João 3:4 – Versão Trinitária). Quem transgride qualquer um dos Dez Mandamentos da Lei de Deus, quebranta essa Lei, e consequentemente, comete pecado. Para evitarmos o pecado, necessitamos, pois, guardar todos os Dez Mandamentos da Lei de Deus, sem a menor omissão. Quem guarda apenas nove décimos da Lei não está isento de pecado, “porque qualquer que guardar toda a Lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” (Tiago 2:10) (A CONCLUIR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário